O que os camelos comem no deserto?

O que os camelos comem no deserto


Os camelos comem no deserto e estão bem adaptados às condições do deserto e têm lábios particularmente duros para mastigar plantas espinhosas.


Os camelos vivem em alguns dos ambientes mais secos, quentes e áridos da Terra. Nestas condições duras, conseguem, de alguma forma, obter o suficiente para comer. Mas mesmo assim, o que os camelos comem no deserto em lugares tão sem vida?


O artigo mostra mesmo que os camelos são construídos para duras condições de deserto e têm lábios particularmente duros para mastigar plantas espinhosas.


Os lábios  dos camelos

Os lábios  dos camelos


De acordo com o Museu de História Natural de Londres, as três espécies de camelos (Camelus dromedarius, Camelus bactrianus e Camelus ferus) adquiriram várias adaptações que lhes permitem viver no deserto.  Os seus lábios também devoram eficientemente os poucos alimentos disponíveis no deserto.


Os camelos bifurcaram os lábios superiores, cada um movendo-se separadamente, permitindo-lhes alimentarem-se de gramíneas curtas perto do solo. 


Curiosamente, isto é especialmente importante nos desertos, onde tudo cresce lentamente.


Além disso, os lábios do camelo são rígidos mas flexíveis, permitindo-lhe arrancar e comer mesmo plantas espinhosas ou salgadas. 


A boca do camelo é também forrada com saliências carnudas chamadas mamilos, que protegem a boca de alimentos afiados e ajudam-na a manipular e engolir alimentos.


Os camelos comem no deserto?

Os camelos comem no deserto?


Em geral, os camelos (incluindo os dromedários) alimentam-se principalmente de plantas picantes, gramíneas secas e atriplexos (plantas arbustivas arbustivas áridas e semi-áridas que crescem em solos salinos). 


No entanto, a San Diego Zoo Wildlife Alliance explica que a criatura pode alimentar-se de quase todas as plantas do deserto em tempos de escassez.


Os camelos alimentam-se de ervas do deserto, folhas e galhos, bem como dos rebentos verdes de arbustos do género Saxilon. 


Também comem os caules e folhas de vários arbustos do deserto dos géneros Salsola, Ephedra e Zygophyllum.


O que acontece quando os herbívoros ingerem os seus alimentos?


Os camelos têm três ou quatro estômagos, dependendo da espécie. Os alimentos são parcialmente decompostos nos dois primeiros estômagos, após o que são expulsos e devolvidos ao mesmo local. 


Os alimentos enviados para o outro estômago estão sob o poder de vários microrganismos benéficos que ajudam na digestão.


Segundo a PBS, os camelos podem sobreviver durante mais de uma semana sem água e vários meses sem comida, portanto, mesmo que a comida seja escassa em tempos de escassez, os camelos não precisam de se preocupar demasiado.


Leia: Descobertas científicas: 8 maiores descobertas


É bastante interessante. Se gostou deste artigo, partilhe-o com mais alguém.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de Contacto